top of page
Buscar

Conheça: SKY!

  • Foto do escritor: FJ Site
    FJ Site
  • 26 de jun. de 2023
  • 8 min de leitura

Descubra um pouco mais sobre sua trajetória e como a autora enxerga o mundo das fanfics.


Hoje vamos conversar com uma autora de fanfic que tem conquistado cada vez mais fãs com suas histórias, Sky, conhecida no Wattpad como Skyverse. A internet é um espaço fértil para a criação e compartilhamento de fanfics, permitindo que fãs explorem ainda mais seus universos favoritos. E nossa convidada de hoje é especialista nisso, trazendo novas perspectivas e tramas com seus personagens preferidos.


ree

Como você descobriu o universo das fanfics e em que ano? E o que te atraiu para esse universo em particular?


"Em 2013 eu comecei a conversar com outras beliebers (fãs do Justin Bieber) e uma delas me mostrou uma história que ela mesmo estava escrevendo onde o Justin era par romântico da pessoa que narrava a história e o que mais me atraiu naquele momento foi o fato de que o nome da personagem principal podia ser o nome que eu quisesse, inclusive o meu."


Sobre o que/quem você costuma ler? O que te incentiva a ler uma fanfic de uma obra que já existe? Querer mais desse universo, ler mais sobre um certo personagem, não ter gostado de algo na história original, entre outros motivos. E se ler apenas sobre artistas, o que te desperta o interesse para ler?


"Eu leio muito romance, mas geralmente precisa ter algum outro gênero atrelado atualmente como mistério, aventura e ação e eu leio muito fanfics famosas ou indicações de amigos e principalmente obras de autores que eu já conheço e/ou li e gostei. Eu comecei lendo fanfics sobre o Justin Bieber e depois parti para outros famosos como Camila Cabello, Lauren Jauregui e os integrantes da One Direction, em 2015 se tornou uma grande paixão as fanfics entre Harry Styles e Louis Tomlinson e foi aí que eu saí das histórias onde o personagem principal geralmente é quem está lendo, a famosa “s/n” (seu nome). Em 2020 eu descobri que existem fanfics sobre personagens de livros, como Harry Potter e Percy Jackson, e me apaixonei, pois algumas contam a mesma história, mas trazendo elementos diferentes, coisas que os fãs percebem que poderiam melhorar, realidades alternativas onde o protagonista toma uma única decisão diferente que muda tudo em relação a obra principal, e histórias com esses personagens que se passam em universos completamente diferentes, por exemplo onde Harry Potter é um médico e o mundo bruxo não existe ou onde Draco Malfoy é apaixonado por um Harry que trabalha em um circo ou onde os dois são filhos de mafiosos perigosos e por ai vai, as possibilidades são infinitas, existem até crossovers onde os universos de Percy Jackson e Harry Potter se mesclam ou há personagens de Harry Potter misturados com integrantes da One Direction. Nas histórias que seguem o roteiro original com algumas pequenas alterações me prende o fato dessas alterações serem tão bem escritas, como se a própria autora tivesse escrito aquilo tornando o que eu estou lendo quase verdadeiro, quase como a obra original e as vezes eu acabo até me perdendo nas informações e confundindo o que eu li em uma fanfic com o que eu li de fato no livro real."



Quais são as suas expectativas quando você lê uma fanfic de uma obra ou artista que admira muito?


"Eu não tenho muitas expectativas sobre o que eu vou ler de tanto que já li sobre diversas possibilidades, histórias e universos, só espero que o autor não cometa erros de portugues e mantenha uma leitura fluida, mas sem muita enrolação desnecessária, como passar dois capítulos narrando um beijo e que ele entregue o que está na descrição, por exemplo, se é uma fanfic “inimigos para amigos” que tenha no mínimo ai dez capítulos dos protagonistas se odiando e não que no segundo capítulo eles já sejam super amigos e no quinto já estão se declarando, eu espero tensão sexual nesses casos."


Como você escolhe quais fanfics ler? Existem critérios específicos que você leva em consideração? Onde você costuma procurar?


"A sinopse tem que chamar a atenção, tem que me deixar quase como se eu estivesse em abstinencia, algum amigo meu tem que já ter lido ou saber de alguém que leu e gostou e não pode haver erros de portugues ou um enredo meio sem sal, claro que esses critérios caem por terra quando são histórias criadas por amigos meus que me pedem para ler."


• E foi lendo fanfics que te inspirou a começar a escrever? Qual foi sua principal motivação?


"Sim, foram as primeiras fanfics que eu li que me inspiraram a começar a escrever, especialmente por que as vezes eu queria ler certas histórias específicas e nunca achava algo compatível com que eu queria, foi numa conversa com uma amiga na escola que ela me incentivou a escrever e depois de conversar com minha mãe e minha tia elas também me incentivaram, porém essas duas últimas não fazem idéia do que seja uma fanfic, elas apenas sabiam que eu queria escrever uma história."


Quais são as suas fontes de inspiração além do universo original da obra/artista? Você busca referências em outros livros, filmes, séries, etc.?


"Na minha fanfic mais famosa eu resolvi mesclar a história de uma série que eu estava viciada na época com uma banda que eu havia conhecido recentemente, mas a maioria das histórias vem de inspirações de diversos lugares, filmes, cenas de séries, livros e até mesmo uma conversa com alguém e das próprias obras e artistas que eu uso como personagens."


Qual é o seu processo de escrita para uma fanfic? Você faz algum planejamento ou simplesmente vai escrevendo conforme a inspiração surge?


"Quando a ideia surge eu escrevo tudo o mais rápido possível para então poder escrever o corpo da fanfic que consiste numa ficha técnica detalhada sobre cada personagem onde eu coloco características físicas, de personalidades, históricos, frases de efeito, amigos próximos, traumas, idade, nome, altura e etc. Só então eu começo a pesquisar tudo que for necessário para continuar a ideia e organizar de uma forma que faça sentido fora da minha cabeça e então vou escrevendo sempre que tiver um tempo livre, mas se por acaso alguma ideia surgir num momento inoportuno eu anoto no bloco de notas ou no caderno para desenvolver quando tiver tempo. Eu também acabo relendo cada capítulo muitas vezes em momentos diferentes para alterar coisas ou adicionar mais detalhes. Já aconteceu de eu ter postado vários capítulos e voltar num dos primeiros para adicionar alguma coisa extra e ter que avisar ao público para voltar lá e reler por que eu tinha adicionado algo lá no início que iria fazer sentido no próximo capitulo."


Como você acredita que as fanfics influenciam a sua vida? Por exemplo, escrever fanfics influenciou positivamente sua autoestima e confiança?

"Eu me tornei alguém que observa melhor as pessoas e tenta entender certas atitudes, o que melhorou minha empatia, especialmente por outros escritores, pois eu sei o quão difícil é ser reconhecido pelo que escrever e muitas vezes as pessoas não dão valor. Sim, minha autoestima melhorou bastante com minha escrita, especialmente quando tantas pessoas gostavam do que eu escrevia, porém veio muita cobrança externa para estar sempre postando coisas novas e muita cobrança minha e eu acabei dando um tempo de escrever, o que abalou minha confiança."


Você acredita que escrever fanfic pode ajudar a desenvolver suas habilidades de escrita de maneira única? Em caso afirmativo, de que maneiras específicas você vê essa influência?


"Depende muito, conheço vários autores que escrevem a anos e mesmo que as pessoas pontuam seus erros gramaticais eles continuam cometendo os mesmos erros e existem autores que evoluíram demais, então acho que essa habilidade ela só é desenvolvida quando o outro quer melhorar e busca isso."


Escrever fanfic, te inspirou a criar uma história independente? Ou você já pensou em adaptar alguma fanfic sua para livro?


"Eu possuía uma história quase toda pronta para ser publicada em 2018, sobre 6 personagens que estavam dentro de uma realidade alternativa sem saber que era uma realidade alternativa e a história ia se desenrolando com o tempo na perspectiva de cada um enquanto eles iam lutando para sobreviver naquela realidade e tentando achar um jeito de voltar para casa, minha tia, que é professora de portugues, já havia inclusive corrigido e eu estava juntando dinheiro para todo o processo de publicar o livro, mas meu notebook acabou quebrando e eu perdi toda a história, o que me desmotivou a escrever."


O que você vem notando na popularização que as fanfics estão conquistando? O que você acha que torna as fanfics tão atraentes?


"Gosto de ver que autores que eu amo conseguiram publicar seus livros e hoje podem viver como autores independentes, mas também precisam ser criadores de conteúdo para poder divulgar suas obras, pois ainda há muito preconceito em torno de obras nacionais. Acho que as fanfics ganharam um espaço muito grande quando certas obras ficaram conhecidas, infelizmente o livro After foi um deles, mas inicialmente era uma fanfic e, embora o livro seja na minha opinião uma coisa horrível e péssima, a fama que trouxe para as fanfics foi de certa forma boa, quem gostou do livro começou a entender que fanfics não são coisas infantis e ruins feitas por adolescentes. Acho que o que mais atrai nas fanfics é a possibilidade de você conseguir se conectar mais com aquele mundo, aquela pessoa, de uma forma única."


Algumas fanfics têm se tornado populares o suficiente para serem adaptadas em outras mídias, como filmes ou séries. Você acha que isso pode influenciar na hora de escrever? Em caso afirmativo, de que forma?


"Acho que sim, acho que o objetivo de todo escritor é ter sua obra reconhecida a ponto de ser publicada, e no caso de ser adaptada também. Talvez muitos hoje em dia por isso descrevem com mais detalhes algumas cenas, na esperança de que, caso haja uma adaptação, aquela cena seja produzida da forma como ele vê na sua mente."


As fanfics podem criar uma comunidade de escritores e leitores dedicados. Você acredita que essa interação social tem um impacto significativo em sua vida? De que maneira?


"Tem sim, conheci meus melhores amigos virtuais por essas comunidades, são pessoas que compreendem o amor que você sente e que estão dispostas a sempre entender o que te deixa emocionado, porém também há o lado feio disso, onde autores grandes acabam por criarem uma minúscula comunidade de fãs das suas obras que podem vir a atacar outros autores se virem algo parecido em suas obras, o que gera conflito, alguns conflitos foram tão sérios que me fizeram afastar de algumas comunidades e manter contato apenas com pessoas especificas."


Como você acredita que as fanfics influenciam o universo da literatura de forma geral? Acha que as fanfics podem ser consideradas uma forma de literatura legítima?


"Fanfics deveriam sim ser consideradas literatura, todas as histórias possuem um gênero e pessoas que gostam de ler e isso influencia justamente na leitura, num país onde os livros nas livrarias custam acima dos trinta reais, ter algo bom e de graça é maravilhoso."


Como as fanfics podem ajudar os autores a aprimorarem suas habilidades de escrita e narrativa? Você acredita que as fanfics podem impulsionar a diversidade e a representatividade na literatura? Por quê?


"Eu sou suspeita para falar, pois a maioria das fanfics que eu leio são voltadas para a comunidade LGBTQIAP+, negros e mulheres e por estar dentro desse meio eu vejo mais como se já houvesse uma representatividade grande com as fanfics."


Quais são os aspectos mais positivos que você encontra ao ler/escrever fanfics? E quais são os negativos?


"Conhecer novas possibilidades e se conectar com pessoas que ama o que você ama. Os pontos negativos são as brigas, às vezes tem alguém que não concorda que o par romântico de fulano seja beltrano, às vezes alguém não acha que o protagonista tomaria tal decisão e isso geralmente acarreta em brigas dentro da comunidade, porque ali a história ainda está em processo, é possível falar com o autor diretamente, diferente dos livros que compramos."


Como você descreveria o que é ler fanfic para alguém que ainda não a lê? E você tem algum conselho para outras pessoas que estejam começando a escrever fanfics?


"É a mesma coisa que abrir um livro de fantasia onde tudo é possível com personagens que você já ama e conhece. Um conselho seria, não desista mesmo que ninguém acredite, mesmo que você não conheça ninguém que goste, continue, escreva para você mesmo e seja feliz."


Finalizando a entrevista, gostaríamos de agradecer a Sky pela disponibilidade e pelo compartilhamento de sua visão conosco.


Para os leitores que desejam conhecer mais sobre Sky e suas obras, recomendamos que sigam a autora no Wattpad. Lá, é possível acompanhar as novidades da autora. Além disso, a sua obra pode ser encontrada em nossas indicações!


Mais uma vez, agradecemos à autora por compartilhar seus conhecimentos e ideias conosco e desejamos todo o sucesso em seus projetos futuros.



 
 
 

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page