top of page
Buscar

Conheça: Lua Oliveira!

  • Foto do escritor: FJ Site
    FJ Site
  • 18 de jun. de 2023
  • 7 min de leitura

Um dos objetivos do FJ é abrir um espaço para autores divulgarem suas histórias. E que através de seus depoimentos nos ajudem a explicar um pouco mais sobre as fanfics e principalmente o seu impacto na vida daqueles que escrevem.


Queremos apresentar a todos vocês, Luanny Oliveira, 23 anos, conhecida como lostdelicatestars no Wattpad, que é uma apaixonada por contar histórias que tocam o coração dos leitores. Com uma escrita envolvente, ela transporta os leitores para o seu próprio universo. Desde 2012, lua descobriu o universo das fanfics e aos 12 anos passou a escrever suas histórias. A autora, compartilhou conosco sobre sua jornada como leitora e escritora, também revelou sua inspiração por trás de suas obras.


ree

"Comecei lendo imagines com a banda Restart no facebook e depois fui descobrindo outros sites para ler, como o Social Spirit, Fanfic Obsession que era um dos principais na época para ler fanfics interativas, até que por volta de 2015 eu conheci o Wattpad, e hoje em dia eu leio mais fanfics/one shots pelo Tumblr." Primeiro, Lua nos contou como começou a ler fanfic e o que a atraiu para esse universo em particular. "Eu sempre gostei de ler e era divertido ler histórias com meus ídolos nas histórias em universos diferentes, além de que é algo que me ajuda a exercitar a minha criatividade."


A autora nos explicou como escolhe quais fanfics vai ler. "Como eu disse, eu leio atualmente no Tumblr e a maioria das histórias são em inglês, e de tanto ler eu já sei quais escritoras tem uma escrita que me agrada e quais eu prefiro evitar, até pelas questões de conteúdos." Assim como todo leitor, ela tem critérios específicos que leva em consideração. "Tem certos assuntos que eu prefiro evitar ler por serem muitos pesados e eu prefiro ler algo muito mais leve, e não gosto muito de histórias que pareçam fugir muito da realidade ou não tenha muito senso."


Quando perguntamos o que a inspirou a começar a escrever e qual foi a principal motivação, ela nos contou um pouco de sua história: "Foi lendo fanfics e livros! Mas eu estava muito tempo sem escrever fanfic, desde 2019 quando eu escrevia uma inspirada em Glee, mas nunca terminei, e então em 2021, eu estava em período de TCC e tive a ideia de escrever uma oneshot inspirada na música “I Know Places” da Taylor Swift, porém as minhas amigas gostaram e me pediram para escrever mais capítulo e hoje em dia ela já está com 40 capítulos e ainda nem terminei de escrever."


A autora nos contou um pouco sobre a expectativa quando lê uma fanfic de uma obra ou artista que admira muito. "Eu amo, quando leio a sinopse costumo ter uma grande expectativa e geralmente sempre gosto das histórias, principalmente quando são de universos diferentes do que está acostumado." As famosas fanfics de universos alternativos. "Tipo, quando leio fanfic do Bucky Barnes, o personagem de Sebastian na Marvel, existem histórias que ele não é o superheroi e sim padeiro, tatuador, rockstar etc. São diferentes universos e que me fazem ficar muito animada quando percebo pela sinopse que é algo bom."


Atualmente, Lua está lendo e escrevendo fanfics com o ator romeno-americano, Sebastian Stan, e os personagens que ele já fez. "O que me incentiva a ler são as criações de diversos universos, independente se é uma fanfic relacionada ao ator ou ao personagem, e sobre versões de como cada personagem é. Sem contar os plots que sempre são diferentes do outro em algum sentido."


Ficamos curiosos par saber quais são as fontes de inspiração ou referências que a autora utilizou na hora de construir e escrever suas história: "Eu costumo usar muito as músicas da Taylor Swift como minhas bases para criar os plots, e tenho 3 histórias que são “I Know Places”, “Speak Now” e “The Last Time”, sendo a primeira e a última com Sebastian Stan e a segunda é com Bucky Barnes. Eu usei a ideia da Marvel de multiverso e criei o meu próprio universo de fanfics, usando sempre os mesmos personagens para as fics relacionadas ao Sebastian. Em “I Know Places” e “The Last Time”,  a personagem principal e par de Sebastian, se chama Samantha Young. Então cada vez que eu escrever uma fic com ele, o par romântico dele sempre será Samantha Young. Assim como as fics do Bucky, como é “Speak Now”, o par romântico dele sempre será Penelope Bright."


Ela também nos detalhou como funciona o seu processo de escrita."No meu processo de escrita de IKP geralmente sempre é ligado a algum acontecimento na vida de Sebastian, que eu acho que seja importante inserir até pela construção e evolução dos personagens e vou misturando com ideias que surgem quando vejo tweets, videos no tiktoks, ouço músicas etc." As redes sociais também podem ajudar na busca por inspirações. "Tenho um arquivo no meu bloco de notas que vou colocando todas as ideias que tenho em ordem de acontecimento, sendo um plot grande ou apenas uma simples cena que eu sei que minhas leitoras achariam fofo e ai aquilo vai me ajudando a escrever porque já tenho uma ideia do que quero e quando eu escrevo, eu risco, e quando não consigo usar, tento deixar para outro capítulo."


Se você quiser conhecer o trabalho da Lua e ler suas fanfics, podem encontrar 'What If: I Know Places', 'What If: Speak Now' e 'What If: The Last Time' em nossas indicações. Independente de acompanharem Sebastian Stan ou não, será uma ótima e divertida leitura.


A escritora compartilhou com a gente que as fanfics a ajudaram na criatividade, a expressar o que quer e trouxe amizades maravilhosas durante todo esse tempo. "Acho que você vai criando hábitos e formas de escrever que fazem da sua escrita ser só sua. Eu tento pensar em diálogos que pareçam reais, mesmo que as vezes sejam bobinhos, e sempre tento usar um pouco de humor ou fazendo piadinhas, porque isso é uma construção de quem eu sou, então minhas leitoras sabem que aquelas piadinhas são algo da minha pessoa." Respondeu quando perguntamos se escrever fanfic pode ajudar a desenvolver as habilidades de escrita de maneira única e como ela vê essa influência. "As fanfics por serem algo que qualquer pessoa pode começar a escrever, então diferentes pessoas, com diferentes vivências, podem usar do seu dia a dia para escrever e atrair públicos que se vejam naquela história/personagem. Como eu disse antes, as fanfics são encontradas em vários sites, então sempre vai haver alguma específica para algo que te agrade, seja no seu estilo favorito de história ou até em representação." Trouxe sua visão de anos como leitora e autora.


"Acho que a pluralidade de temas, além de ser algo que você encontra em qualquer lugar. Independente de qual site, você vai achar alguma do estilo que você quer ler." É por isso que Lua acha que as são fanfics tão atraentes e estão se popularizando. "Muitas histórias que eu li viraram livros e isso até me deixa até inspirada e emocionada de pensar, porque muita gente tem um preconceito de que fanfic é algo ruim, sendo que existem fanfics ótimas que valem muito a pena ler." Acredita que as fanfics influenciam o universo da literatura e que podem ser consideradas uma forma de literatura legítima. "Dois exemplos que pra mim sempre vão ser as principais nos tópicos escritoras de fanfics que virar am livros e hoje em dia estão muito em alta no meio da literatura, Ray Tavares e Babi Dewet. Elas começaram escrevendo fanfics de McFly, e além das fanfics terem virado livros, hoje em dia elas escrevem livros que estão virando séries/filmes. Então eu fico muito feliz quando algo assim acontece, porque são escritoras que começaram das fanfics e é a prova de que existem histórias ótimas que valem a pena, principalmente pensando na literatura nacional."


Como tudo tem aspectos positivos e negativos, ao escrever fanfics não é diferente. "Os positivos sempre serão explorar a minha criatividade e poder fazer pessoas felizes com o que eu escrevo, além das inspirações e encontrar histórias que tem o conteúdo que eu quero ler." Mas obvio que tem o outro lado. "Me cobro muito quando fico por muito tempo sem escrever, então tive que aprender que tá tudo bem se eu não estiver com a criatividade naquele momento, e que eu não devo me forçar tanto."


Nos do FJ, pedimos para Lua descrever o que é ler fanfic para alguém que ainda não a ler. "Para mim é algo mágico, principalmente quando você encontra fanfic daquele artista/personagem que você começou a acompanhar, porque são tantos universos e tantas histórias para ler, que eu amo muito. E não ligue se dizem que é algo bobo, porque não é, muita gente começa nas fanfics até virarem livros ou algo maior." Ela também deixou um conselho. "E sempre saiba o que você gosta de ler, o que te faz confortável, porque mesmo que te indiquem alguma, o que é bom pra uma pessoa, pode não ser pra você e está tudo bem. Mas sempre esteja de mente aberta para explorar os universos que as fanfics tem para oferecer!"


Por fim, não poderíamos deixa de cita que através de suas historias, Lua conquistou leitores dedicados e essa interação tem um impacto significativo em sua vida. "Acho que a conexão entre escritores e leitores é algo super importante. Eu amo quando minhas leitoras comentam nos capítulos porque isso me faz saber que elas estão gostando e isso me anima a escrever, e eu sempre fico ansiosa quando posto os capítulos porque eu amo as reações delas. Sem contar que muitas das vezes, as nossas conversas no grupo servem como inspiração do que escrever, porque vivemos criando plots imaginários enquanto conversamos e eu acho isso um máximo. Claro que nada aconteceria se não fosse pela motivação delas em ler, até porque não existe um escritor sem leitores. E eu sou muito grata pelas meninas que acompanham minhas histórias, fico muito feliz de verdade, porque mesmo que eu demore mais de 1 mês para atualizar, elas nunca desistem de mim!"


Gostaríamos de expressar nossa gratidão a Lua por nos conceder essa entrevista, compartilhando conosco sua visão e experiência. Esperamos que tenha sido uma experiência tão boa para ela como foi para nossa equipe, e que traga ainda mais leitores que se encantem por suas historias.


Para acompanhar o trabalho da Lua, acesse o perfil da autora:



O intuito do FJ com esse conteúdo é que entendam o impacto das fanfics e que talvez a jornada da autora sirva de inspiração para futuros autores.





1 Comment

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
Guest
Jun 19, 2023
Rated 5 out of 5 stars.

Muito legal ter a visão de uma escritora. Também amava ler fic no tumblr, foi o que me incentivou a ler de novo e procurar por outros sites voltados pras fanfics.

Like
bottom of page